A Comissão SiSU UFERSA, amparado pelo item 1.31 do Edital SiSU/PROGRAD/UFERSA nº 06/2022 e pela Resolução CONSUNI nº 31, de 27 de abril de 2022, convoca os candidatos a vagas reservadas à candidatos pretos, pardos e indígenas, para entrevista com a Comissão de Heteroidentificação.
A Comissão em questão irá analisar a veracidade e conformidade da autoafirmação do candidato enquanto preto, pardo ou indígena. A etapa em questão é prevista no Edital SiSU/UFERSA no seu item 1.31:
1.31 A Ufersa, no uso de sua autonomia administrativa e de gestão do processo seletivo de ingressantes beneficiados pela Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2017, que altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e a Portaria Normativa nº 9, de 05 de maio de 2017, aos cursos de graduação, reserva-se ao direito de, a qualquer momento, instalar procedimentos de verificação através das comissões de heteroidentificação (identificação por terceiros), renda ou multiprofissional dos casos constatados.
Participarão da presente etapa, nesta 1ª Chamada, os candidatos das ações afirmativas L02, L06, L10 e L14, classificado e em cadastro de reserva, dos curso de Administração, Direito e Medicina, e a ausência desta etapa pode acarretar indeferimento da candidatura do candidato.
As entrevistas acontecerão na Sala de Reuniões da PROGRAD, localizada no 1º andar do Prédio da Reitoria, nos dias 13, 14 e 15 de junho. Os candidatos deverão comparecer no turno e dia estabelecidos na lista de convocação, anexada ao final desta notícia.
Os trabalhos da Comissão de Heteroidenficação possuem como objetivo fortalecer a política de cotas na UFERSA, analisando e combatendo possíveis fraudes nos processos seletivos da instituição.